segunda-feira, 22 de março de 2010

Concurso Evandro Chagas


Muitos já desistiram do concurso do Instituto Evandro Chagas em virtude do requisito que exigia experiência mínima de um ano na área.

Não é mais difícil passar no concurso que conseguir essa experiência? Passe no concurso, áté ser chamado dá pra resolver esse tipo de probleminha.

Entretanto, saiu retificadora do edital do IEC onde foi retirada tal exigência. Eh!!!!

Então volte a estudar, ou se não parou, continue na guerra.

Além da exclusão do requisito, também houve adiamento da prova, agora é só dia 16 de maio. Mais tempo pra estudar...

Boa sorte!!

29 comentários:

  1. Olá... onde consta que saiu a exigência??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. No edital de retificação nº 69 de 23/02/2010, publicado no DOU seção 3, pg 105 de 24/02/2010. Estude e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Olá Hanna, o plano de carreira do IEC diz que é necessário ter experiência. Qual é o artigo seguinte que fala que o concurso será regido pelo edital?

    ResponderExcluir
  4. Art. 188. O ingresso nos cargos integrantes do Plano de Carreiras e Cargos de Pesquisa e Investigação Biomédica em Saúde Pública dar-se-á mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, exigindo-se pós-graduação, curso superior em nível de graduação ou curso médio, ou equivalente, concluído, e HABILITAÇÃO LEGAL ESPECÍFICA, quando for o caso, conforme o nível do cargo, observados os requisitos fixados na legislação pertinente.
    § 1o O concurso referido no caput deste artigo poderá, quando couber, ser realizado por áreas de especialização e organizado em uma ou mais fases, incluindo, se for o caso, curso de formação, conforme dispuser o edital de abertura do certame.
    § 2o O edital definirá as características de cada etapa do concurso público e da FORMAÇÃO ESPECIALIZADA, bem como os critérios eliminatórios e classificatórios.
    NOTE: DERAM PODER AO EDITAL DE MUDAR AS CARACTERÍSTICAS DO JOGO.

    ResponderExcluir
  5. Liguei para a fidesa e me confirmaram que não retiraram a exigencia? e Agora quem não tem a experiência?

    ResponderExcluir
  6. primeiro, vê se passa no concurso
    segundo, se eles argumentarem q esqueceram da experiência na retificadora, podemos entrar com mandado de segurança
    terceiro, ainda q vc passe e eles gerem confusão, até chamarem dá pra conseguir essa experiência
    quarto, na pior das hipóteses me liga q a gent da um jeito (9183-0714)

    ResponderExcluir
  7. A exigência da experiência não foi retirada,apenas omitida no edital de retificação e posteriormente reinterada a sua existência em outra edital de retificação.
    Porém,acredito que essas diferentes interpretações vão gerar confusão posteriormente.Além do mais dá tempo de conseguir essa experiência até serem chamados os aprovados,pois neste ano de 2010 ainda acredito ser dificil haver tal convocação.
    By Nan

    ResponderExcluir
  8. Olá! Em primeiro lugar, gostei muito, muito mesmo, do seu depoimento. Este é com toda certeza uma verdadeira motivação para todos aqueles que lutam em busca de seus sonho. Muito obrigado desde já.
    Em segundo, é sobre o assunto em questão que é o concurso Evandro Chagas. Acredito que fui bem no concurso mas não possuo o requisito exigido de 1 ano de experiência. Ouvi dizer que ele tinha sido derrubado mas procurei no Diário do Judiciário e nada encontrei e também procurei na retificação a nada.
    O que, por um lado, me deixa feliz é o fato de haver várias jusrisprudências no Supremo Trubunal dando ganho de causa à razões parecidas como estas. Por outro lado, existe a Lei n° 11.907/09 - art. que vai do 167 a 203 que trata do plano de cargos e carreiras do Instituto Evandro Chagas e o Centro nacional de Primatas - o qual fala no art. 181 o seguinte:
    "São pré-requisitos para ingresso na Classe Inicial e promoção para as Classes subseqüentes da Carreira de Suporte à Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica em Saúde Pública, além do ensino médio ou curso equivalente concluído, ter conhecimentos específicos inerentes ao cargo e, ainda:

    I - Assistente Técnico de Gestão 1: ter 1 (um) ano, no mínimo, de experiência na execução de tarefas inerentes à Classe;

    II - Assistente Técnico de Gestão 2: ter, pelo menos, 6 (seis) anos de experiência na execução de tarefas inerentes à Classe; e

    III - Assistente Técnico de Gestão 3: ter, pelo menos, 12 (doze) anos de experiência na execução de tarefas inerentes à Classe."
    Depois de tanto rodeio aí vem a pergunta aí peço ajuda através de seus amplos conhecimentos: O requisito que a lei descreve como mínimo de 1 ano não se trata nada mais, nada menos para a pessoa que já esteja lá dentro da instituição, ou seja, não se trata de um erro de interpretação? não seria apenas necessário o estágio probatório, já que para o cargo de Assistente Técnico de Gestão não se tratar de atribuições especiais ou técnicas? Por favor me ajude a elucidar essa dúvida.
    Desde já te agradeço.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Mas essa experiência q estava sendo exigida tinha q ser comprovada em carteira de trabalho? Ou apenasa apresentar uma declaração de algum empregador sem vinculo c/ a ctps? Responda por favor!!!

    ResponderExcluir
  10. Não precisa ser necessariamente em CTPS, o contrato vale, ok?

    ResponderExcluir
  11. HANNA EU FIZ A PROVA MAS NÃO PEGUEI O GABARITO
    COMO POSSO SABER Q FUI APROVADA.

    ResponderExcluir
  12. No site da Fidesa está a disposição a sua folha de resposta, basta colocar sua inscrição e senha, ok?

    ResponderExcluir
  13. Cara Hanna Thó... fiz a prova e fiquei em em 5 lugar sendo que haviam 4 vagas para início. Fiz para Técnico em Pesquisa e investigação Biomédica. meu nome é Moacir, conforme pode ver no resultado do cargo 7.04. Há a possibilidade de chamarem além das vagas?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Fui aprovada no concurso do IEC e li uma nota no jornal que agora em setembro já iam começar a convocação, vc sabe de alguma novidade?

    ResponderExcluir
  15. Muitos amigos não quiseram fazer o concurso pq acharam o edital muito aberto...por exemplo, o edital dizia que para o cargo de MANEJO DE ANIMAIS DE LABORATORIO seria necessário curso tecnico na área de biologia, ciências agrárias e ciências ambientais, bom, eu entendi que poderiam concorrer biólogos, médicos veterinários e zootecnistas, liguei para o pessoal do Fidesa e eles confirmaram a minha dúvida, mas creio que falar em curso técnico é diferente de formação superior.
    Fiquei em 2 lugar para o cargo e sou formada em zootecnia, e mesmo com o pessoal do Fidesa dizendo que tudo bem eu estou preocupada...o texto do edital pode me prejudicar

    ResponderExcluir
  16. Não se preocupe, não podemos sofrer por antecipação... e a Fidesa tem razão, não se preocupe... a graduação é mais que o técnico!! Ainda não ouvir falar de ninguém ter sido chamado. Não sei também se o concurso foi homologado até julho, se tiver sido podem chamar agora sem problema.
    Espero que chamem todos vcs logo...

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tb fui aprovada no concurso mais fiquei dentro do limite máximo de vagas, será que vou ser convocada? Qual o nº de contato da FIDESA, pois não resido no Pará e a única fonte de informação que possuo e no site do IEC.

    ResponderExcluir
  18. Um blog de muito valor, PARABÉNS

    ResponderExcluir
  19. Sr(a) anônimo, aqui na cidade existe o boato de que serão chamados aqueles que ficaram dentro das vagas do cadastro de reserva, pq além de temporários que sairiam de la do IEC, existe tb as vagas que foram criadas por lei, então se anime, é bem provável que vás trabalhar no IEC. Aguarde contato deles e sempre dê uma olhadinha no site...

    ResponderExcluir
  20. ei querida! descubra quando vão chamar por favor...

    ResponderExcluir
  21. Querida, Fui aprovada no concurso iec-pa- LABORATÓRIO, e agora descobri que vou ser mamãeeeeee! Já pesquisei na lei 8.112/90,quanto a minha situação x laboratório em concurso federal, mas não ajudou muito. Então descobri vc. Será que podia me dar essa força? Não sei se quando for chamada poderei assinar o termo de posse e assumir o cargo?

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo blog!!

    tb fui aprovado para o cargo de criação e manejo de primatas... já existe alguma previsão para chamarem??

    ResponderExcluir
  23. Não há problema algum em estar grávida, mesmo que o concurso fosse pra delegada da polícia federal!! Muito pelo contrário, há proteção pra vc. Isso não pode ser usado como motivo para não lhe nomearem ou não permitirem sua posse. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  24. Quanto a previsão para chamarem, contatos me informaram que só em 2011 por que o IEC depende da previsão orçamentária para contratação dos concursados.
    Qualquer novidade será postada aqui.

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    você sabe qual a lei, norma, decreto?? federal que está escrito que não pode haver conflito de interesse entre os candidatos do concurso e a banca que avaliadora do projeto de pesquisa (segunda etapa)?
    Por exemplo: se um canditado fez algum trabalho de pesquisa que conste o nome de dos membros da banca avaliadora como colaborador no curriculo lattes. Esse professor poderia se chamado pelo Fidesa para participar da banca do concurso?

    ResponderExcluir
  26. As normas de onflitos de interesses na administração pública não falam diretamente sobre bancas examinadoras. Se vc estiver enfrentando um conflito neste âmbito deve recorrer pela via administrativa através de reclamação à Comissão de Ética do órgão, e posteriormente pela via judicial através de mandado de segurança.

    ResponderExcluir
  27. Cara professora, houve uma alteração. Para a prova de geoprocessamento cargo 7.04 do IEC 2010, a questão 45 gerou um conflito em que uma candidata entrou na justiça e o juiz federal deu ganho de causa a mesma definindo que ela deve ter direito à pontuação. Isto é válido para os demais candidatos desta prova? Ou seja automaticamente todos receberão 2 pontos e se caso já alguém tivesse acertado de acordo com o gabarito oficial esta questão anulada, tipo tendo 62 pontos ele também receberá estes pontos?

    Agradeço.

    ResponderExcluir
  28. Infelizmente só ela ganha os pontos. Por isso, hj, se vc acha que uma questao esta errada e a banca nao muda o gabarito, o melhor a fazer é entrar na justiça. Essa prática está crescendo atualmente e todos os juizes alteram a pontuação do candidato sozinho.

    ResponderExcluir
  29. Querida Hanna Thó, você sabe quando vence o concurso para técnico em pesquisa e investigação biomédica? quando ele foi homologado? quem foi somente classificado tem direito a vaga, levando em consideração que existam contratados antigos ainda atuando em setores onde há classificados no concurso?///

    ResponderExcluir